´IDEB na escola´

"IDEB na escola"
 
Nos últimos meses observamos atentamente a série de matérias "JN No Ar", desenvolvida pela Rede Globo e apresentada no Jornal Nacional com o suporte do especialista Gustavo Ioschpe. Nessa série, foram visitadas escolas dos mais altos e baixos índices de desenvolvimento da educação básica, o IDEB, medido anualmente pelo MEC.

Os índices variavam bastante de Estado para Estado, assim como de município para município. Não obstante essa disparidade, os IDEBs das escolas de um mesmo município também demonstraram grandes diferenças, que refletem em certo nível a qualidade da infraestrutura e dos professores, além da pouca empolgação de diretores e gestores, conforme citado na matéria.

Esse conjunto de fatores, associado à desinformação, leva ao desinteresse dos pais, alunos e responsáveis pela qualidade de ensino ao qual se submetem os estudantes, uma vez que, sob a falsa premissa de que está tudo bem, confiam integralmente nas escolas, muitas vezes incapazes de proporcionar um estudo condizente com um país que almeja ser uma grande potência.

Como lembrado por Ioschpe, em artigo recente publicado pela Veja, é de suma importância uma gestão competente. Houve cidades em que os diretores não sabiam nem a quantidade de alunos das escolas. Ora, como pode o administrador de uma instituição de ensino elaborar políticas de ensino eficazes sem conhecer quantos são os destinatários?

Outra questão levantada, talvez ainda mais importante, diz respeito à desinformação dos pais, pois, embora o índice exista, poucos buscam saber qual é aquele que corresponde à escola em que o filho estuda. Uma situação preocupante, afinal, como cobrar do administrador da instituição a solução de problemas que desconhece? É fato que os próprios diretores devem buscar melhores condições para a escola, mas caso não o façam, cabe aos pais a cobrança.

Neste ponto, importa destacar a necessidade de o Poder Público criar mecanismos eficazes para levar os pais às escolas, a fim de que estes participem efetivamente da educação dos filhos, razão pela qual, seguindo indicação do especialista em educação Gustavo Ioschpe, encaminhei uma proposição para obrigar as escolas a fixarem, em suas entradas principais, placas com o IDEB, deixando visíveis as reais condições das escolas.

Com a fixação dessas placas, esperamos contribuir para que os pais ou responsáveis pelos alunos conheçam a verdadeira situação das escolas e, em especial, a qualidade de ensino. Os pais precisam ser provocados e incentivados a participar de forma efetiva da vida estudantil de seus filhos para que se assegure a devida educação a todos aqueles que visam uma vida melhor.

Vereador Serjão Magalhães (PSB)
 

Data de Publicação: segunda-feira, 25 de julho de 2011

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